O bagaço de azeitona é uma matéria produzida exclusivamente a partir de azeitonas durante a extração mecânica do azeite. Este processo inicia-se com a colheita de azeitonas, que mais tarde são lavadas e moídas (esmagadas), de forma a criar uma pasta composta por azeite, água, caroço e polpa de azeitona. Segue-se a decantação mecânica do azeite onde o azeite é separado da pasta de azeitona. A pasta de azeitona com menor quantidade de azeite e caroço é designada de bagaço de azeitona.

A gestão desadequada do bagaço de azeitona, pode representar vários riscos para o meio ambiente, nomeadamente na poluição de solos e de aquíferos. Estes impactes devem ser evitados a fim de garantir a sustentabilidade ambiental de todo o sector olivícola. A produção de azeite deve, por isso, contemplar o  processamento sustentável do bagaço de azeitona, numa lógica de promoção da economia circular através da valorização deste produto.

Do bagaço de azeitona são obtidos produtos com aplicações em diversas áreas:

Óleo de bagaço de azeitona:

Na extracção de bagaço de azeitona é obtido um óleo alimentar chamado óleo de bagaço de azeitona. Este óleo após refinação é usado no sector alimentar, com especial relevância no canal HORECA, sendo usado como tempero e para fritura.  

Biomassas:

O caroço de azeitona é obtido a partir de uma separação mecânica e o bagaço e de azeitona extractado a partir de separação física. Podem ambos ser utilizados como fonte de energias renováveis, através de processos de combustão ou gasificação de biomassa. Esta solução promove a sustentabilidade ambiental ao reduzir a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa.

Biofertilizante

O bagaço extractado de azeitona pode ser usado como matéria prima de biofertilizante orgânicos, tendo como principal aplicação a melhoria da qualidade dos solos.

Ração animal

Rico em fibra e açúcares, o bagaço de azeitona extractado pode ser incorporado em rações para animais (ex.: vacas, porcos, etc.).

Cosméticos

O óleo de bagaço de azeitona é comum na produção de diversos produtos de cosmética, tais como sabões, shampoos e cremes hidratantes.

Materiais biodegradáveis (Aplicações Técnicas)

A produção de materiais biodegradáveis é fundamental para a sustentabilidade da economia circular. O bagaço e o caroço de azeitona podem ser utilizados para produzir materiais com esta característica, incluíndo papel, embalagens, materiais de construção, entre outras aplicações.

O elevado controlo de qualidade na unidade de extracção e o cumprimento dos regulamentos ambientais são pilares fundamentais para garantir a sustentabilidade ambiental e economia circular na produção de azeite. Na Casa Alta, a implementação destes valores é um aspeto central na prioridade atribuída à proteção ambiental e respeito pela comunidade, onde nada é desaproveitado no processo produtivo. Todas as matérias do processo são valorizadas e nada é desperdiçado.